quarta-feira, 31 de março de 2010

Charmed

Charm
n 1 fascinação, encanto, atrativo. she flashes her charms / ela ostenta seus encantos. 2 graça, beleza. 3 talismã, amuleto, fetiche. 4 feitiço, encantamento. 5 berloque. • vt+vi1 cativar, encantar, fascinar, atrair, agradar. 2 enfeitiçar, encantar. 3 dar forças mágicas a, proteger por amuleto ou talismã. 4 dar prazer a. 



O verbo charm não é nada tão incomum. Este post nasceu do uso de "charm" em uma série de jogos de videogame, os Shin Megami Tensei ou MegaTen, em especial Digital Devil Saga e Persona 3 e 4, os que conheço mais. São RPGs fantásticos, e como todo RPG alguns ataques (no caso "Marin Karin", entre outros) causam este Status.


Os efeitos? Além de uma fumacinha rosa em formato de corações saindo da cabeça do personagem (ou dos inimigos, que também podem sofrer esta condição), o mesmo fica literalmente encantado (no sentido de apaixonado até) por seu adversário. Passa a não mais obedecer os comandos do jogador, ataca os membros da própria equipe, e cura/amplifica os poderes do seu mais novo amor. Um status perigoso no jogo, pois o personagem não só deixa de ajudar, mas também passa a atrapalhar.


Alguns outros status, como "sleep", que obviamente põe o adversário para dormir, neste mesmo jogo podendo ser causado por inúmeras técnicas, como "dormina", tem uma característica interessante. Uma vez nos braços de morfeu, se o dorminhoco levar uma porrada física (dano mágico não conta neste caso) ele acorda. Claro que este não é o único meio de acordar, e que sempre algum filho da puta pode usar "Calm death" que mata instantaneamente todos que estiverem dormindo.


Mas diferente de "sleep", uma pessoa apaixonada não se cura apenas com porrada na cara. Os meios possíveis seriam mágicas como "charmdi", que curam o estado de fascinação. Mas existe uma outra maneira, sem mágicas para curar esta "paixão". ESPERAR. Leva aí 3, 4, 5 turnos, mas passa. O difícil é aguentar vivo o "charm" passar sem fazer nada a respeito.


Hoje, sem conclusões sobre o que podemos inferir do meu post.

2 comentários:

Pink Frog disse...

Eu usaria "charm" em algumas pessoas na faculdade.. e iria adorar a puta confusão que arrumaria...

Meu nome é Legião, pois somos muitos. (São Marcos 5, 9) disse...

Eu tiraria a conclusão óbvia de que, segundo o significado 1, a fascinação e/ou encanto não mágico (talvez pela flecha de cupido..) são fenômenos passageiros, e que hora ou outra o "amor eterno" acaba.

Além de, óbvio, o "charmed one" ser o ser mais chato e estúpido do mundo, atrapalha quem gosta dele e vira o bundinha pra víperas darem o bote.

Eu tenho um amigo assim. Você, Filipe, também. E você, terceira pessoa que nos lê?