domingo, 25 de abril de 2010

Humano

hu.ma.no
adj (lat humanu) 1 Que pertence ou se refere ao homem. 2Humanitário. 3 Bondoso, compassivo, caridoso. sm pl O gênero humano, os homens, os mortais.


Vejo muito o adjetivo "humano" em meu meio. Humanizar o atendimento, humanizar a medicina. São certamente coisas importantes. Nestes casos o adjetivo se refere justamente ao humanitário, ao bondoso.

Me preocupa que nem sempre para mim, o adjetivo tem uma conotação tão boa. E ao ler a descrição no dicionário, só me preocupa mais ainda. Não é segredo para nenhum dos que me conhecem, que meu ego é sim inflado, e admito que as vezes considero ser maior do que realmente sou. Mas acredito que nós, humanos em geral, não nos consideramos humanos. Não somos homens, somos Deuses, somos imortais.

Meu problema vem justamente, quando em algumas situações me vejo humano, cheio de fraquezas, impotente perante situações, ou o pior, agindo por um imbecil instinto humano. Por que somos evoluídos demais para termos instinto animal.
É de nossa espécie nos achar melhor do que o que está a nossa volta.

Quem nunca se sentiu mal por não ter uma tesourinha do Mickey, invejando a do coleguinha. Quem nunca se sentiu inebriado em soberba por ter uma tesourinha do Mickey. Quem nunca se sentiu trocado e saiu pegando o primeiro ser que vê pela frente só pra se sentir superior, numa patética demonstração de despeito e auto-afirmação.
São estas situações fruto de nosso modelo sócio-econômico-estético-político-carnavalesco? Ou são apenas fruto de nossas características enquanto humanos?
Tendo a acreditar na segunda hiótese

Minha amiga já me mandou parar de pensar em questões inalcançáveis, pois se preocupar com isto é besteira. Concordo. Hoje estou apenas mostrando reflexões minhas das últimas semanas. Um dia lerei mais filosofia, terei melhor embasamento teórico para tais questões, isto se ainda estiver com vontade de discutí-las.

Para terminar, e saíndo do assunto. Não tenho gostado de minhas atitudes das últimas semanas. Mas ao mesmo tempo gostei de tomá-las. Acho que começo a trabalhar a idéia de sair de meu refúgio, e a gostar dos resultados. Claro, muito impulsionado por estes instintos humanos, gerados por experiências vividas nas últimas semanas.
Foto? Nosso desejo de perfeição

2 comentários:

Mariposa disse...

muito bom seu blog e seus postes!
:)
beijos

Pink Frog disse...

Ah... não vejo o seu égo tão grande assim. Vejo no tamanho certo. No que te cabe.