sexta-feira, 9 de abril de 2010

Votos

Este é um ano de eleição. E depois de uma votação na minha turma sobre quem será o Nome da turma, patrono, paraninfo,e etc. eu fico me perguntando que critérios, nós pessoas, utilizamos para votar.

Gosto de acreditar que todos querem o melhor para todos, mas vejo que não é assim. As vezes digo a mim mesmo, que não deveria ser tão ético, ou tão bonzinho. Que o mundo não é bonzinho. Mas não consigo agir de outra maneira, é o meu jeito. Fiquei chateado em ver que para muitos as motivações de votos não foram os que mais tem história com a turma, e sim aquele professor que dá determinada ajuda monetária, aquela que faz belos discursos (genéricos, pois não conhece os alunos individualmente) ou aquele cujo nome é de peso.

Dos que ganharam e aqui citei, gosto muito de dois, muito mesmo. Mas quando EU fui votar, escolhi aqueles que fossem o melhor para a coletividade. Os que mais conheciam a turma. Mas não foi o que fizeram. E assim, acabará que alguns dos nomes escolhidos nem de longe são os que EU em minha humilde ignorância considera os melhores para representar a turma.

Talvez assim seja melhor, em uma turma que nunca houve unanimidade, em uma turma de tantas mentes divergentes, existiria alguém que tivesse cativado a todos? Acho que não. Mas ainda assim as escolhas poderiam ter sido diferentes.

Saber de mais coisas me chatearam. Da ingratidão, da amargura, da falta de discernimento para reconhecer onde houve intransigência e onde houve o erro próprio. Passei 5 anos tentando enxergar em uma pessoa algum resquício de humanidade, ética, moral ou mesmo boa vontade com o próximo. Não consegui.

Uma vez, uma professora me falou que eu era parecido com ele. Acho que realmente temos muito em comum, mas espero que estas características fiquem no interesse, na ambição, no gosto por algumas disciplinas. Mas espero que me assemelhe ao nível de prepotência, arrogância, ingratidão e falta de ética desta coisa que se denomina pessoa.

Não lhe desejo mal, desejo o esquecimento, não quero sequer lembrar de sua existência.

Um comentário:

Meu nome é Legião, pois somos muitos. (São Marcos 5, 9) disse...

Você é muito bonzinho, Bozo, desde que te conheço. Você acredita nas segundas, terceiras, trigésimas chances... Não cometa este pecado! Não abra espaço na tua armadura de auto-estima pra que te machuquem. O ser humano, per se, é mal. Apague Locke (o filósofo) da sua cabeça...

Quando não se está no meio que se deseja, você tem que mostrar adaptabilidade. Mostre que você não reprovaria no teste de Darwin. Tu tem duas, e somente duas, opções:

1) Aja como eles

2) Recolha-se numa bolha e espere esta tempestade passar.

Não tente mudá-los, não tente vencê-los... Será decepção atrás de decepção. Eles são muitos e se multiplicam como orcs.

Burrice e Mediocridade deveriam estar no CID-10. Bondade está em ti, é isso que importa! É só tua honra e ética que tu levará da FOA para a vida.