quinta-feira, 1 de abril de 2010

Vai se especializar em que?

Fazer medicina tem MUITOS poréns e pesares. Todos querem saber em que você vai se especializar. Me passa cada resposta pela minha cabeça, que se eu fosse falar elas aqui (ou pra qualquer pessoa) nunca mais olhariam na minha cara.

Fato é, que tenho sim minhas dúvidas sobre o que fazer.

Mês passado um colega falou "vou fazer cardiologia, mesmo por que é o que eu gosto de estudar, o que me interessa"

Tempos atrás uma professora falou "Não se iluda com um especialidade, veja naquela especialidade o que é o carro chefe, o dia a dia. Se você só gostar do que é raro, reveja. Veja como vai ser a sua rotina, e se vai gostar dela."

Essas coisas ficam passando pela minha cabeça. Quem disse que eu preciso ter minha resposta? Quem disse que eu preciso gostar de uma coisa só?

Eu muito provavelmente já tenho minha resposta. A resposta do primeiro comentário eu já tenho, a do segundo, ainda estou procurando. Ainda estou procurando muitas respostas. Talvez eu deva trocar de perguntas.

Vou começar a formular perguntas FINER:
Factível
Interessante
Nova
Ética
Relevante

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sabe que as vezes também penso nisso... E olha que minha área nem tem taaaantos caminhos... Acho que você daria um ótimo oncologista. Não te vejo operando.. Não sei explicar...

Meu nome é Legião, pois somos muitos. (São Marcos 5, 9) disse...

Perguntas do tipo FINER não substituirão as tipo TRASH*, só somar-se-ão e te causarão mais dúvidas. Enquanto incertezas voam belas e imponentes no céu, respostas rastejam na grama alta, invisíveis ao horizonte.

Recomendo-te o que adotei pra mim: respostas padrão e poker face. Tipo:
"Pati, vai se especializar em que?"
"Psiquiatria =)"
"Ótimo, assim você cuida de mim"
"=)"
"... Ah, não quer fazer cirurgia plástica pra me operar de graça não?"
"Não =)))"


ou então

"Tá gostando da faculdade?"
"Sim =)" (mesmo odiando-a como os cristãos ao Satanás)

"Vai se especializar em que?"
"Psiquiatria =)"


É tão melhor dar respostas medulares, por hábito, sem pensar, do mesmo modo como são feitas as perguntas, apenas por educação e falta de léxico, que isso me salvou de muito tempo de auto-questionamento.

Sugiro fortemente!

*Tagarela
Reincidente
Abusada
Sem noção
Hedionda