quarta-feira, 28 de abril de 2010

Exemplo

Impossível fugir a este post. Hoje foi o último ambulatório do meu grupo do internato com o nosso querido professor Dr. Albino. Para homenageá-lo fizemos uma vaquinha e uma pequena confraternização, com direito a refrigerante, bolas (ou bexigas dependendo da região do país), salgados e tudo o que conseguimos organizar em pouco tempo. Foi, claro, emocionante para todos, foi uma surpresa para ele, e sempre é uma surpresa para nós.

Dr. Albino já é um senhor, mas o que chama atenção é o exemplo. Até hoje não conheci ninguém mais competente, mais ético, mais gentil nem mais educado que ele. Mesmo considerando estas características em separado, ainda assim ninguém se compara. Não é um professor apenas, é um mestre, um exemplo de vida, com um exemplo de história.

Termino aqui esta breve e silenciosa homenagem, com os desejos dele para nós, alunos dele, mas que se extendem à qualquer ser humano (levemente modificados por mim, pois é o que lembro dele falando):
Devemos trabalhar com seriedade e não com o comodismo; ter conhecimento com sabedoria, pois de nada adianta somente o conhecimento técnico; ter compromisso com a verdade. Lembrar que o hábio é a morte, a acomodação é morte, se nos acomodamos, morremos. E o brinde, devemos brindar a vida.

Algumas outras palavras de Dr. Albino me fizeram ter certeza do que eu quero fazer de residência médica, mas isso é assunto para um outro post.

2 comentários:

Pink Frog disse...

Bacana o que ele disse. Mesmo.

Unknown disse...

Uhu! Esse é meu querido professor!